top of page
logo creainova
circulo.png

Criação Programa de inovação aberta
do Crea-SP que visa a contratação de
soluções inovadoras via Lei Complementar
nº 182
, de 1º de junho de 2021 (marco legal
das startups e do empreendedorismo inovador).

​O propósito desse programa é acompanhar, capacitar, analisar e qualificar as interações entre startups e o Crea-SP, incentivando a implementação de soluções e promovendo o entendimento que esse modelo traz com novas formas deinovação para o setor público.

  • Definição de oportunidades, desafios e objetivos junto às áreas do Conselho.

  • Estruturar o modelo de inovação aberta   conforme LCP 182;

  • Construção, publicação e ativação do Edital.

  • Divulgar o programa para atração de startups e ativação e engajamento com os ecossistemas.

  • Selecionar as melhores soluções CPSI;

  • Assinar e implementar o CPSI.

  • Acompanhar métricas;

  • Demoday.

bolas.png

Desafios

Pretende-se otimizar a eficiência operacional e automatizar processos e fluxos de trabalho através da adoção de novas tecnologias que possam contribuir com a gestão de recursos, gestão técnica e de riscos de todos os sistemas, serviços inerentes ao Crea-SP.

setasDesafios.png
bgTemasTopRight.png

Tema 01

OTIMIZAÇÃO DO RELACIONAMENTO

Conhecer soluções voltadas para melhoria da experiência dos profissionais e empresas registradas no Conselho, maior geração de valor, incorporando a cultura ágil no desenho dos processos, abordagem de comunicação inovadora, integrada, inteligente e soluções de analytics.

 

1.  O CREA CAPACITA (https://www.creasp.org.br/capacita/) é um programa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) que visa contribuir com a atualização e formação da área tecnológica. Em parceria com renomadas instituições e profissionais, o Crea Capacita oferece diversas opções, desde palestras, workshops, cursos de curta duração à pós-graduação, gratuitos ou a preços acessíveis, voltados para profissionais registrados e colaboradores do Conselho. Como podemos oferecer um conteúdo de alto impacto para educação digital e/ou Marketplace de capacitação para o público interno (Colaboradores do CREA) e para os profissionais registrados no CREA que aproveite os recursos já existentes e desenvolva a iniciativa do CREA CAPACITA.

2. Como podemos oferecer uma solução-serviço-digital para que os profissionais e empresas se conectem a oportunidades de mercado de forma ágil e inovadora garantindo o piso salarial e a valorização profissional das áreas da Engenharia do Sistema Confea/Creas.

Tema 02

AUTOMAÇÃO E ROBOTIZAÇÃO DE PROCESSOS

O Conselho está passando por um processo de transformação, e algumas dificuldades já conhecidas estão impactando essa jornada. Devido ao CREA-SP possuir diversos sistemas não integrados, alguns desenvolvidos internamente e outros não, muitos processos internos e fluxos de trabalho são realizados e gerenciados de forma manual, o que acaba por gerar muitas atividades operacionais repetitivas. Para automatizar um processo ou um fluxo de trabalho, temos que recorrer ao IT para desenvolvimento interno de uma solução. Por isso, pretende-se otimizar a eficiência operacional, adotando novas tecnologias que possam contribuir com a gestão de recursos, gestão técnica e de riscos de todos os sistemas e serviços inerentes ao CREA-SP. 

 

3.  Como podemos automatizar e modernizar o processo de Gestão de Termos de Parceria, Fomento, Colaboração, Acordo de Colaboração e Transferência de Recursos de Repasse, por meio de instrumentos contratuais, realizado pela Gerência de Relações Institucional, em cumprimento ao disposto no Ato Administrativo nº 49/2022 que dispõe sobre os procedimentos para celebração de parcerias e dá outras providências.

 

4.  Como podemos automatizar a análise de documentos (RG, CPF e CNH) de toda a carta de serviços dos profissionais e empresas no CREA-SP?

 

5.  Como podemos automatizar a gestão de salas, descomplicar e desburocratizar as reservas dos ambientes e espaços, compartilhados e ofertados pelas unidades do CREA-SP.

Tema 03

FISCALIZAÇÃO 4.0

Qualificar e ampliar a inteligência da fiscalização, por meio da integração de novas tecnologias para que o processo de fiscalização seja mais ágil e eficiente que atinja maior número de ações de fiscalização. (https://www.creasp.org.br/sobre-a-fiscalizacao/).

6. Como podemos através da inteligência de dados e ciência de decisão, gerar insights analíticos relevantes que poderão ser utilizados para a otimização de suas operações e melhoria da eficiência do processo de fiscalização

7. Como melhorar a fiscalização no agronegócio a através de ferramenta de inteligência de dados e monitoramento agrícola? https://www.creasp.org.br/fiscalizacao/

8. Como podemos automatizar a fiscalização da verificação das condições do exercício profissional, na existência de responsável técnico e respectivo registro da Anotação da Responsabilidade Técnica (ART), do salário-mínimo profissional e da regularidade do quadro técnico de acordo com a legislação profissional art. 6º da Lei nº 5.194/66.

RESULTADO FINAL

Tema 01 - Otimização do relacionamento

DESAFIO 01  -  Engineme

DESAFIO 02 -  Trampos

Tema 02 – Automação e robotização de processos

DESAFIO 04  -  Nuveo

Tema 03 – Fiscalização 4.0

DESAFIO 06  -  L4 Inteligence

DESAFIO 07 -   Vega

bottom of page